Artesanato Tocantinense é premiado no Uruguai
14/12/2018 18:51 em Sebrae Acontece

O evento aconteceu em novembro deste ano e trouxe visibilidade para o artesanato do Estado.  

 

A Associação Capim Dourado Pontealtense, recebeu o selo de reconhecimento por excelência referente as obras artesanais de capim dourado. O evento aconteceu em novembro no Museu Juan Manuel Blanes, em Montevidéu capital do Uruguai. Realizada pelo Ministério da Indústria, Energia e Mineração (MIEM), junto com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a premiação contou com a presença da Direção Nacional de Artesanato, Pequenas e Médias Empresas, autoridades nacionais e líderes de toda a América Latina.

O Sebrae desenvolve um trabalho em onze grupos da região do Jalapão, Bico do Papagaio e região central do Tocantins. A ação é baseada em eixos da gestão, mercado, sustentabilidade, produto e comunicação. Uma das cidades a receber oficinas que orientam na produção e mercado de artesanato que utiliza o capim dourado é o município de Ponte Alta, é um dos grandes responsáveis pela comercialização, logística e distribuição dos produtos.  

Celina Soares, analista técnica do Sebrae Tocantins, destacou a importância do evento que premiou o artesanato tocantinense. “Esta premiação é fundamental para que os artesões percebam a qualidade dos produtos que eles conseguem atender um mercado diferenciado. As peças foram fabricadas por meio de consultoria que realizou as oficinas de designer, para que os artesãos pudessem inovar seus produtos e consequentemente um obter um reconhecimento internacional”, ressaltou.

 

Rosirene Pereira Meneses, presidente da Associação Capim Dourado Pontealtense enfatizou o apoio do Sebrae e a importância da participação na premiação em Uruguai, “O Sebrae foi o nosso parceiro número um. Com esse apoio, conseguimos alavancar nossos negócios e abrir novas portas. A premiação foi uma oportunidade ímpar de expor nosso artesanato no exterior, uma experiência incrível”, destacou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!