Sebrae transforma reparadores automotivos de Gurupi
04/04/2018 11:00 em Tecnologia

Com apoio do Sebrae, o grupo de profissionais desenvolve atividades conjuntas para o crescimento e inovações do setor de reparação automotiva.

 

A comercialização de autopeças representa um mercado com grande densidade de pequenos negócios. Ao se integrar ao setor de serviços, surgem os centros automotivos, como o caso do Núcleo de Reparadores Automotivos de Gurupi. Com 21 empresas, o grupo é composto por empresários que buscam capacitação e orientação para realizar serviços com qualidade e resolver os problemas automotivos com agilidade e competência. Em 2017, o grupo atendeu quase 1700 veículos e gerou mais de 80 empregos diretos.

 

Para estes empresários, a união entre os concorrentes favorece o crescimento do setor. “Trabalhamos juntos para favorecer o desenvolvimento do setor automotivo em Gurupi e região. Somos parceiros e não nos enxergamos como concorrentes por acreditar que esse setor precisa de fortalecimento e juntos podemos receber orientações, cursos e oficinas que o Sebrae promove. Depois que entrei para o grupo já consegui melhorar na organização da minha oficina, atendimento aos clientes e aumentar o lucro”, explicou o empresário Agamenon Beckman.

 

O trabalho do reparador automotivo vai além do conserto de veículos. Para ter sucesso, é preciso manter o padrão de qualidade dos serviços, aprender como funcionam as novas tecnologias adotadas pelas empresas automobilísticas, atender bem os clientes e ainda desenvolver uma boa gestão para administrar a empresa. 

 

O Sebrae Tocantins atua com o grupo a partir de qualificação continuada, por meio da melhoria de processos operacionais e gerenciais, práticas inovadoras e sustentabilidade desses pequenos negócios do setor automotivo. “Nosso trabalho se baseia na promoção do conhecimento técnico e, principalmente, gerencial, dos pequenos negócios desse segmento. Assim, o objetivo é melhorar a gestão dessas empresas, promover o acesso à tecnologia e à inovação, e estimular ações que proporcionem a fidelização de clientes e a implantação de práticas sustentáveis”, explicou o gerente da regional do Sebrae de Gurupi, Thiago Milhomem.

 

 

Números

 

Segundo informações do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa Nacional), no Brasil, existem mais de 97 mil oficinas, em sua maioria negócios de pequeno porte, que geram mais de 760 mil empregos diretos e indiretos. Do ponto de vista dos valores movimentados, os gastos estimados com manutenção de veículos, por ano, no Brasil, são de R$ 128 bilhões. Este é o potencial de mercado das oficinas em termos de valores. É o que as pessoas gastam com a manutenção de seus veículos, ou seja, é o que gira de dinheiro, no ano, com esta atividade.

O Tocantins possui 671.198 veículos, sendo que 59.866 (8,92%) só em Gurupi, de acordo com o Detran TO. O estado possui ainda 227.040 motocicletas e 91.788 motonetas no total no estado.Somente em Gurupi são 19.652 automóveis, 17.266 motocicletas e 10.516 motonetas.

 

 

COMENTÁRIOS