Sebrae comemora participação da população no primeiro Encontro da Família Jalapão
20/03/2018 09:28 em Sebrae Acontece

 

 

Dessa vez, as comunidades de Mateiros e São Felix receberam cursos, palestras e oficinas voltados ao turismo da região.

 

As atividades turísticas na região do Jalapão crescem a cada dia. Somente no período de carnaval, a região recebeu quase 1300 turistas, de acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia Turismo e Cultura - Seden. 

 

Foi pensando no desenvolvimento dos pequenos negócios ligados ao turismo dessa região que o Sebrae Tocantins realizou o primeiro encontro da Família Jalapão. O primeiro município a receber a programação foi Ponte Alta no final de 2017. Nestes eventos de março em Mateiros e São Félix a população participou de oficinas, palestras, cursos e capacitações para melhorar as vendas, receber bem o turista, empreendedorismo, sustentabilidade em atrativos, hotelaria, formação de preços e vendas pela internet. 

 

Sebastião Silva, morador de São Félix, está com a ideia de abrir um restaurante na cidade e explicou que as capacitações do Sebrae vieram em boa hora. “Estou pensando em montar um restaurante para aproveitar essa movimentação que o turismo trouxe para o município. Não sabia como começar, o que comprar e o que fazer para dar certo. A equipe do Sebrae veio e me mostrou, agora me sinto mais seguro para ter meu negócio”, afirmou o lavrador.

 

Para o superintendente do Sebrae Omar Hennemann, o resultado foi bastante proveitoso. “O primeiro encontro da família jalapão foi um sucesso. O Sebrae esteve nesses três municípios qualificando os pequenos empresários, donos de atrativos e restaurantes, artesãs e todos que estão de olho nas oportunidades de negócio que nasceram do potencial turístico do Jalapão. A participação das comunidades foi excepcional e o encontro já entrou para o nosso calendário”, afirmou. 

 

Muito concorrido em termos de capacitações foi a presença do Senai com cursos de boas práticas na alimentação. Fez parte da caravana ao Jalapão, além de diretores do Sebrae, consultores, técnicos, o presidente do Conselho Deliberativo d Sebrae Tocantins, Pedro Ferreira.  

 

Sala do Empreendedor

Após as capacitações, o Sebrae disponibilizará o atendimento aos pequenos negócios do Jalapão nas salas do empreendedor que ficam localizadas junto as prefeituras de cada município. Consultores do Sebrae também irão atuar com orientações para a formação do comitê gestor de ordenamento turístico do Jalapão.  

 

Artesanato local

Em São Felix, o Sebrae fechou uma parceria com a prefeitura para capacitar as artesãs de capim dourado. “ A nossa ideia é dar identidade ao artesanato do município. Ousar nas peças, criar coleções e tornar o artesanato de São Felix uma referência nacional como fizemos em parceria com a prefeitura de Palmas, em Taquaraçu”, informou Omar Hennemann.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!