Sebrae participa de Dia de Campo em Palmeiras do TO
01/12/2017 16:56 em Tecnologia

Nesta quinta-feira, 30, analistas técnicos e consultores do Sebrae participam do Dia de Campo sobre Sistema de Biodigestão na Avicultura, na Fazenda Bom Tempo, em Palmeiras do Tocantins. O objetivo do evento é demonstrar a geração de energia dentro da própria propriedade rural através do biogás conectado à rede concessionária.   O dia de campo também abordará o processo de alimentação dos biodigestores e linhas de financiamento para esse tipo de sistema.

A utilização de biofertilizantes na Integração Lavoura Pecuária será tema de uma palestra ministrada pelo Sebrae em parceria com a Embrapa. “Serão apresentados os benefícios dessa integração como o aumento da oferta de alimentos, favorecendo a consolidação de um ambiente macroeconômico mais estável; e a menor pressão exercida sobre os recursos naturais, pela possibilidade de aumentar a oferta agrícola (alimentos e bioenergia) em áreas já desmatadas, degradadas ou em degradação”, explicou a gerente da regional do Sebrae em Araguatins, Admary Monteiro.

Atividades como o Dia de Campo fazem parte de ações do Sebrae que reconhecem o potencial dos pequenos negócios rurais.  Os produtores rurais são orientados a como ter acesso ao diagnóstico das condições produtivas de cada área e conhecer as oportunidades do mercado, além de entender as linhas de financiamento que podem ser usadas no seu negócio rural

Como Sebrae atua na agricultura

A agricultura familiar é decisiva no abastecimento interno e ganha expressão no desenvolvimento socioeconômico do país a cada dia. Segundo dados do IBGE, 71 milhões de hectares do país são destinados para o cultivo de alimentos. O Sebrae, percebendo a importância do setor, criou uma série de ações e projetos que valorizam produção do micro e pequeno empreendedor rural, além de promoverem práticas agrícolas sustentáveis e a instalação de uma gestão empresarial no campo.

O grande objetivo é buscar novos canais de comercialização, respeitando a cultura e as vocações econômicas de cada região. Para isso, o Sebrae oferece cursos e consultorias que ajudam o produtor desde a formalização até o layout correto do rótulo final dos produtos.

COMENTÁRIOS