Prefeitos do Tocantins participam do VIII Fomenta em Brasília
24/11/2017 18:06 em Novidades
A expectativa é que o evento seja um ambiente altamente favorável para ampliar conhecimentos sobre o desenvolvimento local por meio da valorização dos pequenos negócios.
 
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, acompanhados de gestores e consultores do Sebrae Tocantins, os prefeitos de Colinas, Araguatins, Santa Rosa, Almas, Fátima, Palmeirópolis e Palmeirante estarão em Brasília para o VIII Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais- Fomenta. O evento tem o objetivo de promover a participação dos pequenos negócios no fornecimento para a administração pública.
 
No Tocantins existem 85 mil pequenos negócios, os quais atuam como propulsores da economia e do desenvolvimento estadual. Mesmo sendo numeroso, o contingente de pequenos negócios que atuam como fornecedores do governo ainda é pequeno.
 
Contudo, essa realidade tem sido alterada. O amparo legal tem sido um dos responsáveis por incluir os pequenos negócios nas compras públicas – Lei no. 123/06, conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e suas posteriores alterações, sendo as mais recentes introduzidas pela Lei no.147/14 de 07 de agosto de 2014.
 
“Além de contatos e identificação de novas oportunidades de negócios, o Fomenta possibilitará a disseminação de regras e procedimentos técnicos para acesso a mercados de compras governamentais. Também esperamos sensibilizar gestores públicos e compradores sobre a importância da participação dos pequenos negócios nas aquisições públicas e criar um ambiente favorável para troca de informações e interação entre compradores e potenciais fornecedores do governo”, explicou o analista técnico do Sebrae Alex Veras.
 
São parceiros do Sebrae na realização do evento o Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O VIII Fomenta Nacional espera receber cerca de 1.500 pessoas ao longo de dois dias de programação, entre empresários, representantes de grandes empresas e integrantes da Administração Pública.
COMENTÁRIOS