Estudantes de Xambioá participam de feira de empreendedorismo
01/11/2017 - 16h02 em Sebrae Acontece

Promovida pelo Sebrae Tocantins em parceria com a prefeitura de Xambioá, o evento faz parte do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que estimula comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes.

 Mais de 500 alunos do município de Xambioá deverão colocar em prática conceitos ligados ao empreendedorismo estudados em sala de aula, nesta quarta-feira,01. As turmas 4º ao 9º ano produziram seus próprios produtos e irão comercializá-los na Feira do JEPP. Além das vendas, cada barraquinha terá de mostrar habilidades em plano de negócios e planejamento financeiro. A feira será aberta ao público das 18 às 21 horas na Praça Central de Xambioá.

 “A ideia do projeto é a de que a educação deve atuar como transformadora desses jovens. É muito importante para incentivar o estudante quebrar paradigmas e desenvolver habilidades em comportamentos empreendedores. Dessa forma, a disciplina aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos alunos no próprio ato de fazer, pensar e aprender”, explicou a analista técnica do Sebrae e responsável pela gestão do Projeto JEPP, Ilma Lopes.

 Durante cerca de seis meses, os professores que foram capacitados pelo Sebrae Tocantins repassaram aos alunos os conceitos de empreendedorismo e planejamento para os negócios. Também foram trabalhados em sala de aula assuntos como a cultura da cooperação, a cultura da inovação, a eco sustentabilidade, ética e a cidadania.  É através deste projeto que os estudantes aprendem assumir riscos calculados, tomar decisões e a terem um olhar observador para identificar oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

 

Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

O Projeto JEPP faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. O Objetivo é disseminar a cultura empreendedora e orientar os jovens para o plano de negócios. Para isso, o Sebrae realiza nas escolas lições e atividades divertidas e lúdicas, para que os jovens aprendam a montar um negócio, a trabalhar em equipe, a inovar de forma sustentável e a se preparar para o futuro no mercado de trabalho. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

COMENTÁRIOS