Sebrae Tocantins adota medidas sustentáveis que economizam
26/10/2017 - 16h15 em Sebrae Acontece

A substituição de copos descartáveis por canecas e a separação do lixo são ações que garantem os princípios básicos da gestão ambiental.

Contribuir para a preservação do meio ambiente com a diminuição de resíduos e ainda gerar economia. É assim que há três anos, o Sebrae Tocantins se destaca quando o assunto é gestão ecológica. Na ponta do lápis, a adoção de canecas em lugar dos recipientes plásticos é responsável por menos 85 mil copos jogados no meio ambiente por ano. E o ganho não é só ecológico. Por mês, a economia na compra dos copos é de cerca de 1000 reais. Os copos descartáveis passaram a ser oferecidos apenas para clientes e parceiros.

Quando o assunto é a separação o lixo o Sebrae Tocantins também se destaca.  Além de manter uma política de reciclagem de papel, separado e entregue a catadores, a instituição faz doação de materiais inutilizados e ainda gera renda. A medida é bem simples. Todas as lonas e banners utilizados em eventos do Sebrae são doados para uma artesã que fabrica bolsas e porta-moedas. Somente no ano passado, o Sebrae doou 767 metros e lona, que resultou em 1270 metros após se juntar ao material de parceiros.

Outras medidas adotas pela instituição ajudam a tornar a gestão ambiental mais eficaz.  No prédio do Sebrae Palmas, por exemplo, as lâmpadas comuns foram substituídas lâmpadas de LED que reduzem os custos de energia. O local também possui dispositivos inteligentes que proporcionam economia de água.  

As ações foram aprovadas pelos colaboradores. “O ambiente de trabalho é uma extensão da nossa casa. Fechar a torneira, reutilizar papéis e separar o lixo orgânico do seco, apagar as luzes ao sair dos ambientes são atitudes simples que beneficiam nosso planeta”, afirma o analista Nemias Gomes. 

 

COMENTÁRIOS